Entre em contato conosco

Natação

O que é Natação?

Um dos esportes aquáticos mais importantes do mundo, a natação é esporte oficial que não pode faltar nas olimpíadas. Como disciplina, podemos dividir a natação em 4 estilos: crawl, borboleta, peito e costas.

Antes de partir para o ensino dos estilos é preciso saber como se comportar no ambiente aquático. A aulas de natação para iniciantes (crianças ou adultos) priorizará fornecer a base para que o aluno aprenda técnicas simples, porém vitais como boiar, respirar corretamente ou não aspirar água pelo nariz ou boca ao submergir. Isso também é considerado nadar!

Por que fazer natação,
em qualquer idade?

Nadar é tudo de bom! Faz bem para o corpo e para a mente, além de nos manter mais seguros diante de qualquer situação.

Saber nadar é a base que proporcionará ao indivíduo diversas outras possibilidades de lazer e até de profissão. Surfar, mergulhar, andar de caiaque, jet-ski, são alguns dos muitos esportes exclusivos para quem nada. Mas não se esqueça do reflexo social de saber nadar, e poder: acompanhar seus amigos na piscina ou no mar, brincar com seu filho na água. Enfim, saber nadar muda sua qualidade de vida!

Benefícios

A Natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento cardiovascular e respiratório. A movimentação de braços e pernas desenvolve a coordenação motora e a lateralidade. Trata-se de uma atividade de baixo impacto que oferece baixo risco de lesão. É indicada para emagrecimento, condicionamento físico, finalidades terapêuticas como na recuperação dos mais diversos tipos de lesões e problemas musculares, ortopédicos, bem como no tratamento de problemas respiratórios.

Além dos benefícios físicos, a natação também relaxa a mente e ativa a memória pois aumenta a oxigenação do cérebro. A natação exige concentração na respiração e nos movimentos fazendo com que você alivie as tensões e esqueça dos problemas diários, diminuindo o stress e melhorando a qualidade do sono.

Por todas estas qualidades é considerada um dos exercícios mais completos!

Como funciona uma aula de natação?

Cada aluno tem sua necessidade e um objetivo específico e, aqui na Nado Livre, isso é respeitado através de planos de aula individualizados para atender suas expectativas.

A aula tem duração de 1 hora e costuma ser realizadas em grupo, porém, cada aluno terá seu plano de aula personalizado de acordo com seu nível de conhecimento e seu objetivo com o esporte.

Entenda a metodologia e benefícios da natação para cada faixa etária:

BEBÊS
(6 MESES A 3 ANOS)

BEBÊS

(6 meses a 3 anos)

Bebês ficaram em meio líquido por cerca de 9 meses no útero das mamães e está comprovado que “voltar” o quanto antes para a água só traz benefícios. Na natação, o bebê pode experimentar movimentos novos, relacionando-os com músicas específicas, além do meio ser aconchegante devido à água aquecida.

A importância da natação para a formação de sua personalidade e inteligência é comprovada por inúmeros estudos:

“A natação proporciona aos bebês benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos, melhora a adaptação na água, aprimorando a coordenação motora, noções de espaço e tempo, prepara o psicológico e neurológico para o auto salvamento, aumento da resistência cardiorrespiratória e muscular. A natação ajuda também a tranquilizar o sono, estimular o apetite, melhorar a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias (FERREIRA, 2007)”

Outro benefício importante da natação para bebês é o aumento do vínculo afetivo com os pais, além do desenvolvimento emocional que se realiza através das atividades, proporcionando uma aproximação entre todos os bebês, seus familiares e o professor. Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento psicossocial da criança impactando, inclusive, seus pais, que sentirão o benefício do momento de dedicação exclusiva à criança durante a aula.

QUANDO COMEÇAR?

A indicação é que espere que completem 6 meses, quando todas as vacinas já estarão em dia e o risco de inflamações de ouvido reduzidas. Destacamos a importância de consultar o pediatra para que ele indique o momento certo de seu bebê, para o início de qualquer atividade física.

Como funcionam as aulas?

Os nenês ainda não possuem um sistema termorregulador totalmente desenvolvido, por isso, as aulas terão duração máxima de 45 minutos. Tempo seguro para que permaneçam molhados sem riscos à saúde. Além disso, esse é o tempo máximo que a maioria das crianças permanecerá interessada na atividade visto que sua capacidade de atenção ainda está limitada.

Até os 3 anos de idade, o ideal é que os pais participem das aulas, servindo como a base de apoio da criança na água, fornecendo carinho, incentivo e segurança extra. Não é necessário que o adulto saiba nadar pois as aulas acontecem em piscina de XX metros de profundidade.

Como devo preparar meu bebê para aula?

Indicamos o uso de fralda a prova d’água e sunga ou biquíni para manter a fralda bem posicionada e deixar a criança confortável. É muito importante não esquecer de toalha, roupão e roupas secas para a troca. Imediatamente após a aula, é bastante indicado que o bebê tome banho e seja minuciosamente seco e vestido, evitando alterações bruscas de temperatura ao deixar a academia.

Por se tratar de uma atividade de maior movimentação, onde ele provavelmente estará excitado, alegre e eufórico, o ideal é que realize a última alimentação a pelo menos 40 minutos do início da aula, evitando refluxos ou mal-estar estomacal. Lembre-se, após a aula ele deverá estar faminto! Não demore para fornecer uma fonte a nutrientes logo depois do banho.

CRIANÇAS

crianças

Quanto mais cedo iniciadas no esporte maiores as chances das crianças adquirem gosto pela prática de atividades físicas. Isso as torna mais saudáveis, ativas e sociais, sendo um ótimo instrumento para iniciar a criança na aprendizagem organizada, sociabilização, desenvolvimento psicomotor e amadurecimento.

A natação é um excelente esporte para o público infantil. Seja para aprender a nadar, para adquirir as técnicas de nados olímpicos ou para manter o corpo e mente em níveis de atividade compatíveis com a energia da criançada.

A Nado Livre desenvolveu seus próprios equipamentos de apoio e metodologias que facilitam o aprendizado das crianças. Com um misto de atividades que se complementam e tornam a aula divertida sem fugir do propósito, que é nadar e se exercitar com consciência corporal.

Como funcionam as aulas?

As aulas têm duração de 1 hora. Esse tempo será dividido entre atividades de aquecimento e coordenação, que em algumas vezes serão realizados fora da água e pela prática de exercícios voltados ao aprendizado e aprimoramento de técnicas de natação.

Os pais poderão acompanhar as aulas dos filhos no conforto da sala de espera, com vista para a piscina.

Como devo preparar a criança para a aula?

Os alunos devem vestir roupas de banho (sunga, biquíni ou maiô), touca de natação e óculos de natação. É importante que levem toalha e, se possível, um roupão que os proteja até que possam tomar banho e se trocar por roupas secas.

Ofereça um lanche para a criança ao menos 40 minutos antes da aula para que ela tenha energia durante a aula, mas não esteja com o estômago cheio. Depois da aula é recomendado que façam um outro lanche para repor as calorias perdidas.

ADULTOS

adultos

Esporte completíssimo também para adultos!

Para quem já sabe nadar a natação pode ser praticada para aprimoramento de técnica, melhora de funções cardiorrespiratórias e para o emagrecimento ou manutenção de peso. Considere também como um momento de relaxamento, uma espécie de meditação ativa. A cada braçada ou mergulho sua mente se libera das tensões do dia, fortalecendo seu emocional e sua resposta imunológica.

Para quem não sabe nadar, é a hora de aprender algo novo! Nossos profissionais possuem técnicas específicas para o ensino de adulto. EM pouco tempo você vai perceber o quanto é gostoso e intuitivo nadar e vai se perguntar, por que eu demorei tanto para aprender? Antes tarde do que nunca! E a gente garante que qualquer um pode aprender a nadar, basta querer e se permitir! Será como uma terapia, no sentido amplo do termo, pois além de superar os medos, ajudará a aumentar a autoestima, dará segurança e melhorará a saúde.

Na fase adulta a preocupação com a preservação de músculos e articulações começa a aumentar e a natação é uma atividade que não afeta as articulações e relaxa a musculatura, além de fortalece-la.

Estudos mostram que na água os músculos podem trabalhar seis vezes mais que no solo, aumentando o gasto calórico. Sua prática regular melhora a circulação sanguínea, facilitando a oxigenação para as células, órgãos e músculos. É um exercício que aumenta a flexibilidade da coluna, aliviando dores e melhorando a postura e, por isso mesmo, é um esporte recomendado para pessoas com problemas posturais.

Resumindo, é uma das modalidades mais completas, sendo grande aliada no combate ao tabagismo, sedentarismo e ao stress dos tempos modernos. A natação é um esporte para todas as idades e condições físicas, desde que sempre se leve em conta o indivíduo e suas particularidades.

Como funcionam as aulas?

As aulas têm duração de 1 hora. As turmas poderão ser mistas, porém com planos de aula personalizados por objetivo e estágio de evolução de cada aluno.

As aulas para iniciantes são acompanhadas de perto, por um professor dentro d’água, para garantir maior segurança e confiança do aluno.

TERCEIRA IDADE

TERCEIRA IDADE

A natação é um esporte para ser praticado durante toda vida. O que muda para um aluno de terceira idade é a gama de benefícios trazidos pela prática. Agora, outras preocupações fazem parte de sua rotina, e a natação vai se encarregar de ajudar a amenizar essas consequências do avanço da idade.

Fica ainda mais importante a atenção ao sistema cardiovascular e respiratório, que serão responsáveis por um coração mais saudável. A prática do esporte promove melhora na qualidade do sono do idoso e proporciona um gasto de energia calórica imprescindível para a manutenção do peso.

QUANDO COMEÇAR?

Em uma fase da vida onde muitos já não trabalham, a prática da natação assume um caráter de encontro social. Um momento para encontrar outras pessoas, interagir, rir e se manter socialmente ativo. Isso comprovadamente reduz as chances de quadros de depressão, perda de memória e demência, que frequentemente afetam idosos que tem sua rotina social estagnada.

Corpo são, mente sã! O ditado ainda vale.

Como funcionam as aulas?

As aulas têm duração de 1 hora. As turmas poderão ser mistas, porém com planos de aula personalizados por objetivo e estágio de evolução de cada aluno.

As aulas para iniciantes são acompanhadas de perto, por um professor dentro d’água, para garantir maior segurança e confiança do aluno.